Empreendedorismo de impacto

Alex Atala

Alex Atala

O instituto ATÁ é a primeira entidade brasileira a se dedicar exclusivamente à relação do homem com o alimento. Iniciativa de um inédito e diverso grupo de lideranças da sociedade civil e do mundo empresarial, incluindo nomes como o chef Alex Atala, Beto Ricardo (Instituto Socioambiental), Roberto Smeraldi (Amazônia Brasileira) e Georges Schnyder (Slow Food e Editora 4Capas), a missão do instituto é aproximar o saber do comer, o comer do cozinhar, o cozinhar do produzir, o produzir do ambiente.

Nesse quadro, procura valorizar e fortalecer a diversidade de territórios e saberes, o ato de se alimentar como fator integrante da cultura, as melhores práticas de sustentabilidade na produção e no consumo, a limitação de perdas e desperdício, a qualidade e identidade das cozinhas do Brasil no mundo, a segurança alimentar e nutricional, a tecnologia e inovação na produção, transformação e distribuição do alimento e a valorização de negócios de bade familiar e comunitária.


Alex Atala

Alex Atala

FRU.TO é uma PLATAFORMA de engajamento e mobilização para discutir a alimentação, os problemas, os desafios e as soluções do nosso tempo e para os próximos anos. O FRU.TO nasce da necessidade de levar uma mensagem ao mundo. Uma mensagem de que o homem é o maior elo entre a natureza e a cozinha. Uma mensagem de reorganização e resolução dos problemas que envolvem a alimentação mundial.

Uma de nossas ações é o Seminário FRU.TO, evento internacional que acontece anulamente em janeiro em São Paulo, criado pelo chef Alex Atala e pelo produtor cultural Felipe Ribenboim, com a chancela do Instituto ATÁ.